domingo, 13 de fevereiro de 2011

Viagem à Montreal

Demorou um pouquinho, mas estou escrevendo.

Depois de fazer e refazer as contas na planilha do processo de imigração, decidimos que precisamos de mais pontos. Temos que melhorar o possível, então vamos estudar o máximo de francês que pudermos. E eu (L'architecte), já que serei o requerente principal, vou à Montréal pra estudar por um mês.

Além de ganhar 100 horas comprovadas, tem inúmeros benefícios de ir antes do processo começar oficialmente. Ficarei em casa de família (ainda não sei quem são), conhecerei a cidade e irei, um fim de semana pelo menos, à Ville de Québec. Só essa viagem pode nos render até 10 pontos no processo. Pros 63 que precisamos, vão nos ajudar muito. Será no meu período de férias do banco. Parto em 23 de abril, véspera de Páscoa. Primeira Pàscoa longe da família, um mês longe de casa e do marido, mas vai valer a pena. E a volta é dia 20 de maio.



Nesses últimos dias tive que correr atrás de tudo o que precisa pra um visto de estudante. Foi bom pra ter uma idéia da corrida que vai ser pro processo de imigração, mas ainda assim estressante. O que achei pior foi fazer o passaporte: preferi fazer um novo, mesmo o meu ainda valendo por quase 2 anos (até 16/01/2013), porque poderia ajudar no processo se eu usasse o mesmo passaporte que usei para ir fazer esse curso de um mês. A dificuldade foi com a Polícia Federal, que encrencou para fazer um novo se eu tinha um ainda não usado e que ainda valia por quase dois anos. Depois de conversar bastante, concordaram.

Sendo que no passaporte há um parágrafo que diz:

[...] O titular poderá solicitar a substituição do passaporte mesmo antes do vencimento, em vista do que muitos países exigem prazo mínimo de válidade.
Ou seja, os funcionários da Polícia Federal nem sabem o que está escrito nas páginas do passaporte.

Agora é esperar sair o visto, a definição da família hospedeira e outros detalhes.

Até mais!

2 comentários:

Ana disse...

Essa embromação típica de serviços brasilieros já nos deixa estressados de antemão... Mas e agora, já sabes mais detalhes? Da família, do visto?
Beijos!

Unknown disse...

Olá! Que legal o blog de vcs...
Fico feliz que está tudo dando certo! Tenho acompanhado o blog e esperando notícias. Sou de Curitiba, professor, em relacionamento estável com meu companheiro ( eu - 34 e ele - 24). Eu já fiz todo o processo e embarco em março. Ele vai depois pra estudar frances e inglês... acho que vou ter que fazer o processo de patrocínio pra ele..
Valeu!

Postar um comentário